80% dos casos atendidos no Pronto Atendimento da Santa Casa de São Roque podem ser resolvidos na Unidade Básica de Saúde. Procure esse serviço antes de enfrentar filas no Pronto Atendimento.
O Pronto Atendimento da Santa Casa de São Roque funciona 24 horas, sete dias por semana e realiza, mensalmente, cerca de 9 mil atendimentos para munícipes de São Roque e outras cidades da microrregião. Também é a referência para o serviço de resgate da concessionária que administra as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares.
Para organizar toda essa demanda a unidade adota o sistema de Classificação de Risco (recomendado pelo Ministério da Saúde), um método de triagem que prioriza os atendimentos pela gravidade e pelo risco de agravamento durante a espera por atendimento.
Na prática, a equipe médica prioriza os casos que apresentam risco de morte ou complicações graves e, conforme a dinâmica e o desfecho desses atendimentos, passa a atender os casos menos urgentes. A graduação desses riscos é sinalizada por cores que seguem um padrão internacional:
Vermelho: Emergência: prioridade, risco de morte. Atendimento imediato.
Amarelo: Urgência sem risco de morte. Atendimento após casos vermelhos
Verde: Pouca urgência, quadro de saúde permite aguardar pelo atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde, como um Posto de Saúde. Atendimento após casos amarelos.
Azul: Nenhuma urgência quadro de saúde permite aguardar pelo atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde, como um Posto de Saúde. Atendimento após casos verdes.
Compreender e respeitar essa hierarquização é essencial para que o Pronto Atendimento funcione de forma produtiva e adequada.